quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Homeless Tours - Moradores de rua como Guia Turistico

Achei interessante uma matéria que li na revista Speak Up (edição 308), sobre um grupo de voluntários em Londres e resolvi dividir aqui com vocês.  Quem sabe alguém goste e tenta se inspirar neste grupo pra fazer algo do tipo aqui no Brasil.

O grupo se chama The Sock Mob e o trabalho deles começou quando decidiram tentar entender os moradores de rua de Londres, cidade onde vivem. Desta ideia, partiram pra abordagem mais próxima destas pessoas, iniciando o primeiro contato oferecendo aos sem-teto um par de meias ao se aproximarem destas pessoas. Este gesto foi o “quebra-gelo” pra conseguirem conversar com estes moradores, e começarem um relacionamento de amizade com eles. Eles então tiveram a ideia de levar estas pessoas ao cinema e a fazer passeios com eles na tentativa de trazer de volta uma vida mais humana a eles.

A grande ideia surgiu pouco tempo depois, com o chamado “Unseen Tours”, uma forma de se fazer turismo na cidade, tendo como guia um sem-teto. Esta pessoa recebe um treinamento básico e depois começa a trabalhar como guia turístico, levando o turista a lugares famosos da cidade e outros nem tanto, mas com uma visão bem diferente, a visão dos sem-teto. Além do turismo propriamente dito, estes guias contam as suas histórias, experiências, muitas vezes de forma engraçada. Eles mostram as mudanças da cidade, a cultura e também o contraste entre os ricos e os pobres. Muitos turistas ficam surpresos ao verem o grau de profissionalismo de alguns guias.

O objetivo deste grupo é resgatar estas pessoas das ruas e fazê-las entender que podem ter uma vida diferente, que podem trabalhar, juntar um dinheiro e sair das ruas. Este grupo consegue muitas vezes preparar algumas pessoas para uma entrevista, a fazer algum curso, enfim eles procuram ajudar de diversas formas, dando suporte para os moradores de rua tomarem uma atitude de mudar de vida. Alguns deles até fizeram cursos para guia turístico e estão ganhando dinheiro com isso.

Sempre que passo na frente de um morador de rua me questiono se aquela pessoa teve alguém para lhe estender a mão e tentar ajudá-la a sair daquela situação. A maioria deles eu sei que estão lá por causa das drogas, mas muitos talvez por falta de uma oportunidade.

Se você gostou desta iniciativa e quer entender mais sobre o trabalho deste grupo, entre neste site: http://www.meetup.com/thesockmob/
Entre também neste link para ler a entrevista na íntegra: http://speakup.com.br/index.php/mat2013/mat308.html

Um abraço e até a próxima!

Veridiana Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário