domingo, 29 de abril de 2012

Sacolas plásticas x meio ambiente

Há um tempo atrás falei sobre os problemas das sacolas plásticas que recebíamos nos supermercados em relação ao meio ambiente, mas muitos me questionaram a questão da substituição destas sacolinhas. Naquela época não me importei muito com as consequências da retiradas das tais sacolinhas porque não tinha sentido na pele a falta delas. De fato, acredito que pra quem sabe usá-las com parcimônia, elas podem ser reutilizadas como saquinhos de lixo - o que de fato todo mundo faz ou melhor, fazia. O problema é o que acontece depois que estas sacolas saem de nossas casas. Todo mundo sabe que elas demoram muitos anos para se decompor, enfim, elas acabam prejudicando o meio ambiente. Foram feitos estudos sobre o efeito desta medida no meio ambiente e nos países que implementaram isso, realmente diminuiu drasticamente o impacto na natureza. Mas e as consequências no nosso dia a dia? A questão aqui é: o que vocês acham da medida que está sendo adotada pelos supermercados, de não mais nos darem tais sacolinhas, nem outras com material biodegradável, sendo que se quisermos teremos que comprar estas sacolas biodegradáveis, levar uma sacola que antes a gente usava para fazer a feira - as sacolas retornáveis - ou em último caso, que tenho visto muito, levar as compras nas caixas de supermercado? Eu, sinceramente, acho isso muito desagradável, pois nunca me lembro de levar minha sacola quando vou ao supermercado e tenho que comprar uma outra pra carregar minhas compras. Ou seja, as compras ao supermercado agora ficaram um pouco mais caras - não que isso pese no meu bolso, mas acho que estamos dando um passo para trás. E sem falar no fato de termos que ir mais vezes ao supermercado pois não dá mais pra fazer aquela compra grande, a não ser que você compre uma dezena daquelas sacolas retornáveis. O que vocês acham dos sacos de papel pardo que antigamente tinham nos supermercados e que é utilizado muito no exterior, principalmente nos EUA? Acho aquilo perfeito e muito mais  atraente em termos de consumidor... Ah, alguns podem achar isso anti-ecológico porque mais papel será utilizado e, consequentemente, mais árvores serão derrubadas. Mas isso pode ser facilmente resolvido com a plantação de árvores de crescimento rápido, utilizadas para este fim mesmo - não precisamos derrubar árvores das florestas tropicais, elas podem ser plantadas em qualquer lugar e isso já é feito pela indústria de papel. 


Dê a sua opinião aqui.




Abs,


Veridiana

3 comentários:

  1. Veri,

    Há muito ando indignada com esta questão da ausência das sacolinhas dos supermercados. Na minha opinião, foi uma decisão mais política do que verdadeiramente sustentável, e quem paga o preço (muito alto) são os consumidores. Ontem mesmo precisei fazer uma pequena compra, e não tinha nada comigo nem no carro para levá-las. Então após passar pelo caixa, recoloquei as compras no carrinho, e depois literalmente joguei tudo no porta-malas do carro. Eu me recuso a comprar qualquer sacola retornável que seja vendida em supermercados. É um abuso. Deve haver sim outras opções, gostei da ideia das antigas sacolas de papel, e até poderiam ser reutilazadas como lixeiras em casa. Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veri, tenho que escrever o que penso a respeito das sacolas plásticas. Ontem fiz uma compra grande no "Extra" e saí indignada pela falta de respeito aos consumidores. Tinha levado apenas uma sacola retornável na bolsa, como faço sempre, mas estava tranquila porque deixo três caixas de papelão no porta-malas do carro. Minha ideia era colocar todos os itens em caixas, do carrinho até o carro,trocar pelas vazias e deixá-las para alguém aproveitar, assim como deixamos o carrinho de compras vazio e este é levado pelos funcionários novamente até a loja. Bastava uma organização por parte do Extra, que as caixas não iriam faltar.. Na minha opinião, algo prático, que favorece sim o meio ambiente. Fiquei muito brava porque o rapaz do caixa disse que não há mais caixas de papelão, mas que eu poderia procurar pelos corredores, quem sabe eu acharia uma jogada por lá... Isso com as compras já no caixa. Não tem sentido fazer as compras segurando as caixas que levo no carro... Na verdade, eu deveria ter deixado as compras lá, pedido para o rapaz esperar que eu ía buscar no meu carro... Mas eu estava com pressa e não podia esperar mais! A questão é: todos queremos ajudar, mas não oferecem alternativas coerentes para que possamos colaborar sem ficarmos indignados com tanta falta de preparo, organização e eficiência. Também usava as sacolinhas como saco de lixo, mesmo sabendo que estava gerando mais lixo. O mais correto, o que atualente faço, é depositar diretamente no LIXO coletivo, que fica na escada de cada andar do meu prédio. E é o que estou fazendo, sem maiores problemas, pois as lixeiras coletivas já possuem o saco plástico adequado, mais biodegradável, e impermeável. No lixinho dos banheiros ainda coloco um plástico comprado, mais fininho, sem tinta de impressão, e mais biodegradável que as antigas sacolinhas plásticas oferecidas nos supermercados. Uma alternativa legal é pegar o jornal velho, fazer dobraduras no formato das lixeiras e acondicioná-las para receber o lixo orgânico. Acho que é o melhor que posso fazer, e estou me preparando para isso. Antes de tudo, precisamos pensar nos produtos que consumimos, escolher os que possuem embalagens mais simples, gerando menos lixo.Aplicar os três "R": Reduzir, reutilizar e reciclar.
      Obs: Separar os recicláveis sempre, é muito fácil e ao alcance de todos...
      Beijos, Can

      Excluir
    2. Concordo plenamente - precisamos divulgar nossas idéias se quisermos ter uma experiência melhor nas próximas vezes que formos ao supermercado. Bjks!

      Excluir