domingo, 29 de abril de 2012

Geração X, Y, Z etc...

A revista Veja desta semana (2/5/2012) fez uma interessante matéria intitulada "A geração coisa nenhuma", que fala a respeito da tentativa de se classificar as pessoas de acordo com a data de nascimento, como se todos que nascessem num mesmo período tivessem os mesmos interesses. Então segundo estas classificações, temos os seguintes rótulos:
Geração Greatest - que são os nascidos entre 1901 e 1924, na época da 1ª Guerra Mundial. São pessoas que  curtiam Glenn Miller e hoje tem 88 anos ou mais, cujas características são a aversão a riscos e a disciplina.
Geração Silenciosa - são os nascidos entre 1925 e 1942, na época da Grande Depressão e da 2ª Guerra Mundial. Estas pessoas têm 70 a 87 anos, curtiam Elvis Presley, são seguidores de regras e desinteressados dos grandes temas de seu tempo.
Baby Boomers - nascidos entre 1943 e 1960, época da Guerra Fria e da conquista da lua. São pessoas que têm hoje entre 52 e 69 anos, curtiam muito Bob Dylan e os Beatles. São contestadores, liberais e espiritualizados.
Geração X - nascidos entre 1961 e 1981 e têm hoje de 31 a 51 anos. Viram a Queda do Muro de Berlim e a propagação da Aids. Curtiram muito Michael Jackson, são pouco idealistas, são competitivos e individualistas.
Geração Y - são os nascidos entre 1982 e 2000, época dos Atentados Terroristas de 11 de Setembro e a Primavera Árabe. São fãs de Lady Gaga e do Facebook, são esperançosos, engajados e indecisos. Têm entre 12 e 30 anos.
Geração Z - são os nascidos a partir de 2001 e têm hoje 11 anos ou menos. São fãs do Justin Bieber e do Facebook, são ansiosos, ágeis e multitarefas. Estão crescendo em um época de crise econômica mundial depois da explosão da Bolha Imobiliária nos EUA.

Qual o significado de "geração"? Geração é o que separa pais e filhos, adolescentes de cinquentões, pessoas de idades diferentes que pensam de maneira diferente. Do ponto de vista da sociologia, isso tem a ver com o contexto em que estas pessoas viveram, a época em que passaram sua juventude, os eventos que marcaram uma geração que podem influenciar a maneira das pessoas pensarem e agirem, fazendo com que passem a compartilhar os mesmos valores, sonhos e ideais. Assim cada geração é separada da outra por duas ou três décadas no máximo.
Mas isso fazia mais sentido no passado, quando o ritmo do mundo era mais lento...
Tenho certeza de que muitos que estão lendo isso podem estar achando estranho pertencer à geração X mas ter muito das características da geração Y. E isso é perfeitamente normal, e foi um questionamento que fiz em uma aula de Comportamento do Consumidor na época em que fiz minha pós-graduação, pois é justamente assim que eu sou - uma mistura das duas gerações. Acontece, que catalogar pessoas não é tão simples quanto catalogar sabão (que pode ser em pó, em barra ou líquido), conforme consta na reportagem de Veja. Nós somos seres complexos - podemos ser conservadores com relação às nossas crenças e religiões, mas revolucionários no campo político, por exemplo. E como rotular isso? Na verdade somos uma mistura disso tudo, pois temos até 4 gerações diferentes convivendo numa mesma época. Com o avanço digital as gerações mais velhas acabam absorvendo características dos mais jovens - hoje é muito comum pessoas como minha mãe, da geração dos babies bommers,  utilizarem o facebook pra falar com os netos, trocar informações e idéias usando uma ferramenta que, teoricamente só seria interessante pra quem pertence à geração Y e Z - o que é uma grande mentira...

Você se identificou com alguma geração? O que você acha disso?


Abs,

Veridiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário