sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Você sabe de onde veio a figura do Papai Noel?

Existe muita controvérsia sobre a origem do Papai Noel, e a mais difundida pelo mundo a fora é a lenda do São Nicolau ou Santa Claus, que nasceu no ano 271 DC, em uma família rica. Diz a lenda que este homem desfez-se da herança, distribuindo dinheiro aos pobres e presenteando crianças que não tinham com o que se alegrar. Chegou a bispo e, depois da sua morte, foi considerado santo. Os marinheiros, dos quais era tão amigo como das crianças, escolheram-no como patrono celestial e espalharam sua lenda pelo mundo inteiro.



Sempre distribuindo seus bens aos pobres, principalmente às crianças, foi o grande amor de sua vida. Justamente por isso tornou-se um costume, durante muito tempo, os pais presentearem seus filhos no dia 6 de dezembro, data da sua festa litúrgica. Diziam às crianças que era São Nicolau quem trazia os presen-tes do céu.


Esta tradição de presentear as crianças no dia da festa, 6 de dezembro, lentamente foi sendo transferida para o dia 25 de Dezembro.


Há quatro ou cinco séculos, São Nicolau passou a chamar-se Papai Noel e associou-se definitivamente ao Natal.


A imagem que conhecemos, o simpático velhinho de barbas brancas, roupas vermelhas e sorriso nos lábios, nasceu de um quadro do pintor norte-americano Thomas Nast, em pleno século XIX.


Apesar da figura do Papai Noel que conhecemos hoje estar mais vinculada ao comércio, precisamos reconhecer que mesmo assim ela mostra valores que despertam e fortalecem os melhores sentimentos humanos. A figura do Papai Noel é uma fantasia sadia, de pureza que nos faz distanciar um pouco do mundo materializado, caótico dos dias de hoje e nos remete aos bons momentos de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário