sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

CURIOSIDADE: DE ONDE VIERAM OS CARTÕES DE NATAL?

O cartão de Natal surgiu em 1843, quando Sir Henry Cole, diretor do British Museum of London. percebeu, quase no final do ano, que não teria mais tempo de escrever, à mão, as felicitações de Natal. Então, ele pediu ao artista plástico mais famoso da época, John Callicot Horsley, para que fizesse alguns cartões. Horsley pegou um cartão pequeno, quadrado, e dividiu o em três partes. No centro, desenhou uma família reunida em volta da mesa, bebendo alegremente, e ao lado crianças esfomeadas recebendo comida e roupas. Na parte de baixo, escreveu: A Merry Christmas, a happy New Year to you. Depois, os cartões foram impressos cartões em litografia, 100 ao todo, e coloridos a mão. Sir Henry despachou cinquenta cartões pelo correio e vendeu o resto, cada um por 1 xelim.


Na Inglaterra, todos gostaram da idéia, as crianças recortavam figurinhas e as colavam nos cartões. Mulheres faziam seus cartões com desenhos. Enfim, a partir do Natal de 1843, mandar e receber cartões significava estar na moda.
Em 1851, foi lançado em Londres, cartões de Natal maiores, mais bonitos. Foi um sucesso: a própria rainha Vitória encarregou a firma Tuck de imprimir os cartões de Natal para toda a família real. Os temas preferidos da era vitoriana eram os anjos gorduchos, as mulheres sofredoras e as crianças visivelmente desprotegidas. Depois, vieram os pássaros e durante trinta anos apareceram em todos os cartões.

Só em 1880 o cartão foi lançado na América, e as imagens mais comuns eram cenas de família e crianças brincando na neve.


Feliz Natal!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário