quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A falta de água em SP - o que você tem feito?

Com a constante falta de água em SP e outras regiões do Brasil, muitas pessoas estão procurando mudar seus hábitos para economizar água. Esta questão da água nos faz pensar no quanto somos dependentes das estações das chuvas e o quanto somos vulneráveis. Há algum tempo pessoas ligadas ao meio ambiente já falavam sobre a falta de água e como é importante nos conscientizarmos sobre este assunto e outros impactos ambientais. Poucas pessoas davam ouvido a este assunto, achavam que isso era preocupação de outros países com poucos recursos hídricos. Mas, a natureza deu o troco e o que estamos vivenciando nestes últimos anos em represas de SP como a Cantareira e a Guarapiranga, são consequências da falta de investimento dos governos nesta área, descuido em muitos aspectos ligados ao abastecimemnto - quantos vazamentos a gente tem ouvido falar nas tubulações, desperdício de água etc... Sem considerar a conscientização da população, que até mesmo nos dias atuais parece que não caiu a ficha - já presenciei diversas situações de pessoas lavando as garagens com água em excesso, sem a necessidade real. 
E o que a gente pode fazer pra diminuir este impacto? O racionamento de água está aí, pra todo mundo. E cada dia vai piorar se não for feito nada por parte dos governos. Mas nós podemos ajudar também. O que você tem feito?
Na minha casa, há muito tempo, bem antes de todos estes alertas sobre a falta de água, sempre nos acostumamos a maximizar o uso da água. Temos chuveiro à gás e quem tem sabe o quanto se disperdiça água até que ela esquente. Mas nunca perdemos esta água porque colocamos um balde debaixo do chuveiro até que a água fique quente. Depois esta água do balde é utilizada na máquina de lavar roupas. A água do que sai depois de enxaguar a roupa pode ser reutilizada também nas privadas ou na limpeza em geral.São coisas simples que contribuem para a economia de água e evita o desperdício.
Quem tem condições de aproveitar a água das chuvas, excelente. São poucos os prédios preparados para isso, mas é possível colocar uma cisterna para captar a água da chuva. No meu prédio fizemos isso e a água da chuva é utilizada para a limpeza do prédio. 

Se você tem idéias bacanas sobre este assunto, coloque seu comentário aqui.

Um abraço,

Veridiana Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário