terça-feira, 25 de maio de 2010

Reciclagem


Para a maior parte da população, reciclar significa transformar materiais usados em novos produtos. Mas a reciclagem vai muito além de simplesmente separar a latinha de cerveja usada ou separar revistas velhas e doar para empresas dispostas a receber lixo reciclável. Muitas pessoas afirmam que reciclam seus produtos, mas sabe-se que muito pouco se recicla neste país.
Os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da
água e do ar.
Atualmente muitos governos e
ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis, como por exemplo, ações ligadas ao crescimento econômico que deve estar aliado à preservação do meio ambiente.
Atividades como campanhas de
coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
A reciclagem, além de preservar o meio ambiente, gera riquezas para o país. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Além disso, a reciclagem gera empregos nas grandes cidades do país. Um exemplo disso são as cooperativas de catadores de papel e alumínio, nas grandes cidades do Brasil.
Em São Paulo, a coleta seletiva é feita em postos de entrega voluntária organizados pelo Instituto Recicle Milhões de Vida (IRMV) em parceria com Vega Engenharia Ambiental e Corpo de Bombeiros de São Paulo. Há ainda os pontos de coleta localizados em lojas do supermercado Pão de Açúcar entre outros pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário