sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O significado da Morte

Hoje, véspera de Finados, o tema será sobre a tão temida e conhecida, Morte.

Não é fácil falar sobre a morte. Mas ela está presente em nossas vidas e por isso é tão importante termos uma interpretação positiva diante dela. Desde crianças, quando temos a primeira percepção de que não somos eternos, ela nos atormenta. Muitas vezes não é nem o medo de morrermos e sim de perdermos as pessoas que mais amamos. É difícil lidar com a morte – só os mais amadurecidos, vividos e evoluídos são capazes de entender e simplificar o inexplicável. O que significa a morte pra você?

A morte é o fim de alguma coisa e o começo de outra. Pode ser simbólica ou real. Sempre iremos andar lado a lado com ela. E por isso temos que estar preparados. E isso é tarefa para poucos.

Para muitos a morte é o fim de tudo, não somente do corpo físico, mas também da alma. Muita gente não acredita em vida após a morte. Mas é muito reconfortante a gente acreditar que exista algo além desta vida – um lugar para onde iremos depois de partirmos, rumo ao desconhecido. É para isso que existem as religiões. Mas você não precisa ter religião – você pode ser um agnóstico (alguém que não tem religião, mas acredita em Deus).

Independente do seu credo, o simples fato de você acreditar em alguma coisa que justifique a sua existência e garanta um futuro além túmulo, já faz com que você tenha uma qualidade de vida melhor do que a daqueles que não acreditam em nada. E isso não sou eu quem  estou afirmando – existem estudos sobre este tema (a revista Veja já fez uma matéria sobre isso e a Super Interessante também), e já se concluiu que pessoas religiosas ou que acreditam em alguma coisa divina, vivem melhor. Isso porque elas possuem fé, que por sua vez é aquilo que as faz suportar todo sofrimento que passam nesta vida, na esperança de que tudo isso será recompensado após a morte. É uma forma de viver – e com certeza deve ajudar muito, porque tira a sua responsabilidade pelas coisas que não podem ser controladas. Você coloca Deus como aquele que decide pelas coisas que acontecem na sua vida, e tem a certeza de que aquilo é para o seu bem ou que depois de todo o sofrimento, ele estará lá no Céu para te receber.  Isso falando nas religiões ocidentais. Mas independente da religião, a morte sempre será aliviada pelas pessoas que acreditam em vida após a morte. 

É isso aí. Até o próximo Post!

Veridiana Cordeiro

2 comentários:

  1. E vc Veri o que acredita realmente sobre isso ?

    ResponderExcluir
  2. Du, eu sinceramente acredito em vida após a morte - mas não tenho nenhuma religião. Então pra mim isso me reconforta. Eu escrevi aquele artigo justamente pensando nisso. E vc? Acredita?

    Bj,

    ResponderExcluir