sábado, 19 de outubro de 2013

VOLUNTARIADO

Vamos falar um pouco sobre o que é ser um voluntário. Quase todos já ouviram falar sobre trabalho voluntário, e muitos manifestam a vontade de um dia vir a fazer algum trabalho deste tipo, mas sempre deixa pra depois. Mas o que é, de fato, ser um voluntário? Como podemos fazer parte de uma ONG?
De acordo com a Cruz Vermelha, "Voluntário é a pessoa que, motivada pelo sentimento de solidariedade, realiza um trabalho para atender as necessidades do próximo".  
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU): "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal ou espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos."
Para ser um voluntário, não basta apenas ter interesse e boa vontade. É necessário ter comprometimento, pois quando se ingressa em uma ONG, você terá uma atividade específica, de acordo com a sua escoha. Não podemos dizer que iremos trabalhar todos os sábados, se nem sempre poderemos cumprir. Sua decisão impacta toda a cadeia do processo, que envolve diversas áreas e pessoas.
Muitas vezes escolhemos atividades dentro de uma ONG que, por mais que queiramos, não se encaixam com a nossa estrutura emocional e por isso, muitos acabam desistindo do trabalho voluntário. Exemplo disso é o voluntário que escolhe trabalhar em uma equipe de socorristas, e quando depara com algum desastre e precisa estar calmo para ajudar as pessoas envolvidas, se desespera. Tenho uma amiga que, certa vez decidiu ajudar uma ONG que cuidava de crianças com câncer. Ela havia decidido que iria contar histórias para as crianças doentes. Não conseguiu ir mais do que um mês, pois percebeu que aquilo não fazia bem a ela. Ao invés de se sentir bem, ela se sentia triste ao ver aquelas crianças na cama, muitas delas carecas. Aquilo partia seu coração. 

Existem muitas ONG´s no Brasil recrutando voluntários para todas as áreas. Você pode ser um voluntário e trabalhar na sua área (psicólogos, pedagogos, dentistas, médicos, marketeiros, publicitários, etc...) ou trabalhar em uma outra área que não tem nada a ver com a sua formação só para fazer aquilo que mais gosta.

A Cruz Vermelha, criou um processo de integração Institucional constituído de 4 fases, para orientar seus voluntários quando ingressam nesta ONG. Desta forma, eles conhecem a história da Cruz Vermelha, seus fundadores, as áreas de atuação e já têm idéia de onde eles poderão ajudar e se possuem as características pessoais para atuarem em áreas de risco e situações de perigo.

Se você tem interesse em ser um voluntário, encontre sua ONG no site do Atados.com.br ou nos sites das próprias ONG´s. 

Se quiser ser um voluntário da  Cruz Vermelha , acesse: voluntariado@cvbsp.org.br

Não deixe pra depois o que você pode fazer hoje!

Abraços,

Veriiana Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário