
Podemos afirmar que a principal causa da destruição global é o consumo desenfreado dos habitantes das grandes cidades. Como por exemplo, o de energia e combustíveis, usados para atender ao moderno modo de vida, que por consequência tem dizimado nossas florestas, mares e recursos naturais.
Sabemos que há vontade para uma mudança em nosso modo de consumo, porém também existe a dúvida de como agir.
A linha mestra da conservação ambiental começa com os chamados três R's, que significam: racionalizar, reutilizar e reciclar. Independente da ordem e da importância de cada ação, o que realmente importa é praticar os conceitos:
Racionalizar: você sai de seu apartamento e vai até a padaria, que fica a 200m de distância, compra alguns pães que são colocados em um saco de papel e que geralmente o balconista ainda os coloca dentro de uma sacola plástica. Você acha realmente necessário utilizar mais esta embalagem de plástico? Evidente que não. E esta pequena ação em economizar apenas uma sacola plástica estará contribuindo para a preservação do planeta.
Reutilizar: a reutilização de materiais que tão duramente foi combatida por meio das embalagens descartáveis precisa urgentemente voltar as nossas rotinas. A sacola do supermercado deve servir para acondicionar o lixo. O papel de presente pode ser novamente utilizado e as folhas impressas podem servir de rascunho. Estas e outras atitudes, que até pouco tempo atrás eram vistas como ato de um autêntico pão-duro, hoje são vistas como sinal de inteligência e de responsabilidade ambiental.
Reciclar: o último R e não menos importante, trata da reciclagem. Ter em casa dois recipientes para acondicionar o lixo é fundamental para quem quer contribuir com a sustentabilidade do planeta. Plásticos, papéis, metais e vidros que forem reciclados, evitarão o consumo de árvores, petróleo, areia, minérios e outros recursos naturais, além de reduzir a poluição, pois a reciclagem consome menos energia que a fabricação de produtos oriundos de matéria virgens.
Pequenas atitudes causam grandes mudanças!
Faça parte desta mudança...
Faça parte de um mundo melhor.